Curiosidades sobre a China

A China é um país fascinante, cheio de história, cultura e curiosidades que surpreendem o mundo. Hoje, vamos explorar algumas delas. 

Curiosidades sobre a China

População e tamanho:

Sabia que a China é o país mais populoso do mundo? Com mais de 1,4 bilhão de habitantes, ela abriga quase 18% da população mundial. Além disso, é o quarto maior país em extensão territorial, perdendo apenas para Rússia, Canadá e Estados Unidos. 

A Grande Muralha 

A Grande Muralha da China é uma das construções mais impressionantes do mundo. Com mais de 21 mil quilômetros de extensão, ela foi construída ao longo de séculos para proteger o império de invasões. E, ao contrário do que muitos pensam, ela não pode ser vista do espaço a olho nu! 

Invenções chinesas 

A China é o berço de invenções que mudaram o mundo, como o papel, a bússola, a pólvora e a impressão. Sem essas descobertas, nossa história seria completamente diferente! 

Cultura e culinária 

A culinária chinesa é uma das mais diversificadas do planeta. Cada região tem seus pratos típicos, como o famoso pato à Pequim. Além disso, festivais como o Ano Novo Chinês, com suas danças de dragão e fogos de artifício, são espetáculos imperdíveis. 

Língua: 

O mandarim é a língua mais falada na China e também no mundo, com mais de 1 bilhão de falantes. No entanto, existem centenas de dialetos e línguas minoritárias faladas em diferentes regiões do país. 

Pandas gigantes 

Quem não ama os pandas gigantes? Eles são um símbolo nacional da China e a maioria vive na província de Sichuan. Hoje, eles são protegidos, mas ainda estão ameaçados de extinção. 

Tecnologia e economia 

A China é uma potência tecnológica e econômica. É a segunda maior economia do mundo e lar de empresas globais como Huawei, Tencent e Alibaba. Além disso, cidades como Xangai e Shenzhen são centros de inovação e modernidade. 

Biodiversidade: 

A China é um dos países com maior biodiversidade do mundo, abrigando uma variedade impressionante de espécies de plantas e animais, muitas das quais são endêmicas. 

Calendário lunar 

Você sabia que a China usa dois calendários? Além do calendário gregoriano, eles seguem o calendário lunar, que define datas importantes, como o Ano Novo Chinês. Cada ano é representado por um animal do zodíaco chinês. 

Quando a china se tornou uma potencia? 

Ao final de 1978, o governo chinês reformou a economia do país, que passou de uma economia planificada centralizada com base soviética, que era bastante fechada ao comércio internacional, para uma economia de mercado que tem um setor privado em rápido crescimento e um forte setor estatal, fazendo sua economia desempenhar um papel fundamental na economia global. 

Desde que foram introduzidas, estas reformas ajudaram milhões de pessoas a saírem da pobreza, cujo índice encolheu de 88% em 1981, para apenas 13,4% em 2011. 

O governo chinês chama o seu sistema econômico de “socialismo com características chinesas”, mas o que isso realmente significa é disputado. Alguns o consideram como uma economia mista, outros o consideram como capitalismo. Embora apenas um terço da economia seja controlado pelo estado, os setores que são estatalmente controlados são as maiores e mais importantes indústrias do país. As estimativas variam sobre a porcentagem da composição do setor privado no PIB. Segundo a OECD, o setor privado chinês domina 44,9% do PIB. A revista The Economist cita que entre os anos de 1995 a 2001, o número de empresas pertencentes ou controladas pelo Estado diminui de 1.2 milhões para 310 mil e o número de empregos no setor estatal domina 49 milhões, de 28% para 30% do total de empregos urbanos. O setor público é dominado por 159 empresas estatais sob o controle do governo central, em setores importantes, tais como o setor de utilidade pública, indústrias pesadas e recursos energéticos. Estas empresas estatais possuem e controlam dezenas de milhares de empresas subordinadas. Governos de cidades, de comunidades e de pequenas povoações também controlam empresas estatais ou coletivas ao seu nível local. 

A China é um país cheio de surpresas, misturando tradição e modernidade. E aí, gostou de conhecer algumas curiosidades sobre a China?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima